quarta-feira, 4 de maio de 2011

Bellydance Revolutions - Luana Mello - Dança do Ventre

Olá meninas!!!
Encontrei uma publicação muito bacana e enriquecedora feita pela grande bailarina Luana Mello e tem tudo a ver com a nossa enquete...
Confira!


10 dicas para uma boa coreografia.

1. Escolha uma música curta, com no máximo 3 minutos.
As músicas árabes são muito longas por isso vale apelar para a edição. A música curta mantém o público entretido e ao final deixa um gostinho de quero mais. Além disso você usa todo seu repertório que ainda é básico.

2. Nunca comece posicionada.
Entre sempre depois que acaba a introdução da música. Assim você evita ficar parada sozinha no palco se colocarem a música errada ou se a música demorar para começar a tocar.

3. Use e abuse do véu.
Se você já aprendeu a manusear o véu, use-o sempre no começo da coreografia, para fazer uma entrada triunfante ou misteriosa. Use por uns 30 ou 40 segundos e depois desfaça dele de uma forma bem elegante, deixando-o no canto do palco. Vale também entregá-lo à alguém da platéia que você deseja homenagear.

4. Escolha músicas com apenas um ritmo.
Fuja das músicas clássicas, elas exigem um maior conhecimento musical. Recorra a artistas que fazem músicas populares onde o mesmo ritmo é tocado a música toda. Saaid, Baladi e Maksoun são os ritmos mais indicados.

5. Não tenha medo de repetir os movimentos.
Não se preocupe em ficar procurando passos ‘diferentes’, a repetição não é negativa. Use os mesmos passos quantas vezes você quiser. O que interessa é que você os execute da forma mais correta e bonita que conseguir.

6. Comece pelo refrão.
Descubra qual é o refrão da sua música. O refrão é a parte da música que repete várias vezes. Coreografe o refrão e use a mesma sequência de passos toda vez que ouvi-lo.

7. Leia a música.
Quando vier um momento lento, ou muito melódico use os movimentos ondulatórios e sinuosos. Quando a música estiver mais rápida e os instrumentos pecurssivos mais fortes, use as batidas e movimentos marcados.

8. Lembre de todas as suas dimensões.
Vire de costas, ajoelhe, use seus lados. É muito importante que você explore todos os tipos de posições para que não fique o tempo todo de frente para o público.

9. Assista vídeos e anote as sequências de aulas.
Procure na Internet vídeos de alunas básicas e tire idéias novas. Também não deixe de anotar com todos os detalhes as sequências e ligações que sua professora passa em sala de aula. Você sempre pode extrair daí soluções muito úteis!

10. Faça um final marcante.
Coloque uma pose final bem bonita na coreografia, e assim que a música terminar você permanece mais uns três segundos na posição, brincando de estátua, rs. Nesse tempo você estará recebendo os aplausos. Agradeça com muita calma, com um leve acento de cabeça e inclinação de coluna.

Bom meninas, é isso. Espero que o texto tenha esclarecido um pouco as dúvidas. Se alguma coisa ficou pendente, vamos discuti-la nos comentários!

Para quem não conhece Luana Mello confira este vídeo! Um dos meus favoritos no youtube!



Um comentário: