quinta-feira, 9 de março de 2017

The Mawwal (plural Mawawil)

The Mawwal is a non-metric vocal improvisation on a colloquial poetry text of 4 to 7 lines. It can be sung with an instrumental accompaniment (usually a qanun or oud) or without, and is used as a means to demonstrate the singer's virtuosity. The singer has complete freedom to modulate to different maqamat. During a mawwal the accompanying musicians follow the singer's lead, and summarize each phrase after the singer has performed it (called tarjama, literally translation). The mawwal is often preceded by a doulab or a short taqsim to introduce the maqam.

O Mawwal é uma improvisação vocal não-métrica em um texto de poesia coloquial de 4 a 7 linhas. Ele pode ser cantado com um acompanhamento instrumental (geralmente um qanun ou oud) ou sem, e é usado como um meio para demonstrar o virtuosismo do cantor. O cantor tem total liberdade para modular diferentes maqamat. Durante um mawwal os músicos de acompanhamento seguem a ligação do cantor, e resumem cada frase depois que o cantor a executou (chamado tarjama, literalmente tradução). O mawwal é frequentemente precedido por um doulab ou um taqsim curto para introduzir o maqam.

Maqam árabe é o sistema de modos melódicos usados ​​na música árabe tradicional, que é principalmente melódica. A palavra maqam em árabe significa lugar, localização ou posição. O maqam árabe é um tipo de melodia. É uma "técnica de improvisação" que define os arremessos, os padrões e o desenvolvimento de uma peça de música e que é "exclusivo da música de arte árabe". [1] Existem setenta e duas linhas de tons heptatônicos ou escalas de maqamat. ] Estes são construídos a partir de segundos maiores, neutros e menores. [1] Cada maqam é construído em uma escala, e carrega uma tradição que define suas frases habituais, notas importantes, desenvolvimento melódico e modulação. Ambas as composições e improvisações na música árabe tradicional são baseadas no sistema maqam. O Maqamat pode ser realizado com música vocal ou instrumental, e não inclui um componente rítmico.


Fonte:http://www.maqamworld.com/forms.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário