sábado, 24 de março de 2012

Festival Sul-Americano de Cultura Árabe -


Para comemorar os 130 anos da imigração árabe no Brasil, a Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabes (BibliASPA) vai promover o Festival Sul-Americano de Cultura Árabe, com o apoio do Governo Federal e de outros órgãos, como a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. O evento acontece entre os dias 18 de março e 6 de abril, em diversos pontos da cidade.

Com apresentações de cinema, teatro, dança, arqueologia, moda, literatura, fotografia, cordel e de diversos outros segmentos artísticos, o festival pretende apresentar o riquíssimo legado cultural trazido por esses povos ao nosso país. Para isso, diversos pontos tradicionais da cidade de São Paulo foram escolhidos para sediar o evento. O Conjunto Nacional, clubes árabes, centros culturais, cineclubes, o Masp e o Hospital Sírio Libanês estão entre eles.

A rua 25 de março não poderia ficar de fora e se tornará palco para os espetáculos de dança. Criada para ligar a Ponte do Carmo ao porto de São Bento, a famosa rua aos poucos foi se transformando em uma espécie de República Árabe, repleta de sírios, libaneses, palestinos, iraquianos, egípcios e jordanianos, e se tornou parte importante da história desses povos no Brasil.

O espaço BibliASPA do Centro Cultural Árabe-Sul-Americano vai inaugurar um novo espaço de cultura e pesquisa no dia 25 de março. A data não foi escolhida por acaso, foi instituída como o Dia Nacional da Comunidade Árabe por lei federal. Esse espaço abrigará diversas palestras, exposições, lançamentos de livros e debates.

Para completar a programação, festivais de gastronomia e sessões de contação de histórias também serão realizadas. O evento promete ser um sucesso e emocionar muita gente. Confira a programação completa em http://www.festivaldaculturaarabe.org .

FONTE: http://www.cidadedesaopaulo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário