quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dança árabe em fotos

Exposição no metrô de São Paulo traz fotos de apresentações de danças árabes realizadas em teatros da cidade. Os trabalhos são da fotógrafa Adelita Chohfi.


São Paulo – Até dezembro, quem passar pelo metrô de São Paulo terá a oportunidade de ver a beleza dos movimentos de danças árabes em apresentações realizadas na capital paulista. A exposição "Arte e Movimento nas Danças Árabes" traz uma pequena mostra do trabalho da fotógrafa Adelita Chohfi, que há cinco anos se dedica a registrar apresentações do gênero em São Paulo e também no interior do estado.

"Sou neta de sírios e sempre tive contato com o mundo árabe. Tenho amigas que dançam e tudo aquilo me encantava. Comecei a fotografar as amigas que se apresentavam e aquilo virou uma profissão", conta Adelita. Até o final de outubro, 12 fotos de Adelita podem ser vistas na estação Artur Alvim, na linha vermelha do metrô. Em novembro, a mostra segue para a estação Paraíso e, em dezembro, para a estação Ana Rosa (linhas azul e verde).

Formada em Economia, Adelita começou a se interessar por fotografia há dez anos, mas apenas há cinco anos é que o hobby virou profissão. Hoje, ela se dedica especialmente ao registro de apresentações de danças do ventre e do folclore árabe realizadas por escolas especializadas, além de fotografar bailarinas em seu estúdio na Bela Vista. "Gosto de congelar um movimento bonito. Vejo as meninas dançando e elas se entregam à dança. Vejo uma beleza muito grande na delicadeza dos movimentos, na complexidade dos passos. Corro para registrar aquele movimento das bailarinas", conta.

Em seu acervo, Adelita conta com, pelo menos, 200 mil fotos. "Em cada evento, tiro de quatro a cinco mil fotos", revela. "Em um evento de duas horas, por exemplo, são três mil fotos". Ela conta que na última edição do Mercado Persa, grande evento de dança e cultura árabe que acontece anualmente em São Paulo, ela registrou 15 mil fotos em três dias. Em menor escala, ela também fotografa, em estúdio, grávidas e praticantes de artes marciais.


Aos 39 anos, esta é a primeira vez que Adelita expõe seu trabalho fora do circuito das academias de dança. Anteriormente, ela já havia exibido suas fotos em três edições do Mercado Persa, de 2007 a 2009. Se depender de sua vontade, as mostras não devem parar por aqui. "Gostaria de continuar, se tiver outras oportunidades".

Sua foto preferida foi feita em uma apresentação no teatro Santo Agostinho, durante o evento "Super Noites no Harém", da tradicional casa de chás Khan El Khalili. "Esta foto acabou sendo meu cartão de visitas", revela. "A postura da bailarina, o movimento do véu e a iluminação fizeram um conjunto bem legal", destaca.





Serviço:
Exposição "Arte e Movimento nas Danças Árabes"
Até dezembro no metrô de São Paulo
Visitação Gratuita
Site da fotógrafa: www.adelitachohfi.com.br


FONTE:http://www.anba.com.br

Assista algumas das apresentações que ocorreram no ultimo mês no metrô de São Paulo.



Mais vídeos em:http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/?c=10008&t=Estacao+de+metro+em+SP+teve+danca+do+ventre+as+18h

Confira a matéria completa no site do sbt!(link acima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário